Partilhar 
 

Homeopatia

 

É utilizada pela família Real Britânica desde 1830. A propósito da homeopatia, Gandhi disse «ser o mais fino método que existe para tratar pessoas de uma maneira económica e segundo os princípios da não-violência [...]. O governo deve encorajar o seu emprego e favorecer o seu desenvolvimento no nosso país». 

 

O Dr. Samuel Hahnemann fundou a homeopatia há mais de 200 anos, baseando-se na lei da semelhança resumida na frase em latim "similia, similibus curantur" .

Em homeopatia, é administrada ao paciente numa dose infinitesimal, a substância que produziu sintomas semelhantes aos que ele apresenta, quando a mesma foi dada em doses elevadas a pessoas sãs. Contrariando o raciocínio a que se está habituado, um medicamento homeopático torna-se mais potente à medida que vai sendo diluído; essa capacidade é energética e é-lhe conferida pela sucussão a que é sujeito, durante a sua preparação. Os remédios homeopáticos podem ser fabricados a partir de substâncias de origem vegetal, mineral ou animal e a sua utilização pode ser feita de forma unicista (uma única substância que cobre os sintomas da pessoa), pluralista (recorrendo a vários remédios) ou complexista (medicamentos compostos de várias substâncias). 

 

A homeopatia está bastante divulgada em todos os continentes, calculando-se que é praticada em mais de 80 países, representando um número estimado em cerca de 300 milhões de pacientes. Por esse motivo, é considerada pela OMS como o segundo sistema de cuidados de saúde primários mais utilizado no mundo. A maior concentração de praticantes encontra-se na Europa, em países como a Alemanha, a França, ou a Inglaterra, na América Latina – Argentina, Brasil, México e na Ásia – Índia e Paquistão; noutros países como a Austrália, a África do Sul, o Canadá e os EUA, a homeopatia está em crescimento. 

 

A homeopatia é comparticipada pelo sistema nacional de saúde, em alguns países. Estima-se que em Inglaterra, cerca de 45% dos clínicos gerais consideram a homeopatia útil, pelo que a recomendam. 

 

Em França, quase todas as farmácias vendem produtos homeopáticos e é precisamente um medicamento homeopático um dos remédios mais vendidos no país.

Em Portugal, no século XIX, já havia farmácias homeopáticas. 

 

A British Homeopathic Society foi fundada em 1844 e o British Homeopathic Journal publica ininterruptamente desde esse ano. 

 

Em 1854, houve um surto de cólera em Londres. A mortalidade das pessoas tratadas no Hospital Homeopático de Londres foi de cerca de 16,4% enquanto nos outros hospitais rondou os 50%. 

 

A homeopatia faz parte do Serviço Nacional de Saúde inglês desde 1948. Existem cinco hospitais homeopáticos no Reino Unido (Bristol, Glasgow, Kent, Old Swan e Londres). 

 

Madre Teresa adoptou a utilização da homeopatia nas suas missões abrindo o primeiro dispensário em 1950 em Calcutá. O seu interesse por esta especialidade deveu-se sobretudo à sua eficácia, associada ao baixo custo que representa. 

 

Se necessitar de qualquer esclarecimento, contacte-nos

Clínica Homeostasia

 

 

Clínica Homeostasia

Contacto
L H Homeostasia-Cuidados de Saúde Lda
(Belém)
Lisboa - Homeopatia


Tratamentos de Homeostasia em Lisboa.

Rua Pedrouços 87-B
1400-287 LISBOA
( Belém )
210 449 585